Ciúme, Posse & Exclusividade

Ser humano é único por si só na sua complexidade, na sua simplicidade. Somos sofisticados, né mesmo? Em termos de relacionamento em qualquer nível o que dizer do sentimento de ciúme?

O ciúme é um sentimento de dor, incômdo que sentimos ao ver uma pessoa “amada” dando a outra pessoa o que julgamos ser só nosso. Não teria o outro o direito de compartilhar da sua vida com os outros, dependendo do nível de envolvimento que temos com ele? Podemos sentir ciúmes da mãe ou pai, com nossos irmãos ou qualquer outra pessoa, familiar ou não.Sentimos ciúmes de amigos íntimos e dos recém conhecidos também. Kkkkkk to lembrando de um caso que ouvi, bem estranho por sinal. O sujeito picotou com a tesoura umas fotos suas de quando era pequeno porque a mãe dele pegava as fotos e ficava mostrando pras amigas e elogiando a beleza dele. O sujeito ficou com ciúme de si mesmo, alegando que a mãe gostava mais das fotos do que dele. 😮

Bem, fugindo aos casos extremos, o sentimento de posse que o ciúme denuncia pode ser forte indício de que estamos gostando de alguém com um apego além da conta. Estamos querendo ser EXCLUSIVOS na vida dessa pessoa que gostamos. E isso até que ponto é algo positivo ou não? O sentimento de ciúme é mais prejudicial pra quem o tem ou pra quem é alvo dele?

Refletindo a respeito…

Deixe um comentário